Mundo
Sentido em Taipé. Sismo de 7,0 atinge Taiwan
Um abalo de magnitude 7,0 atingiu uma área a cerca de 32 km (20 milhas) da costa nordeste de Yilan, em Taiwan, no final da noite de sábado, informou a administração meteorológica da ilha.
O tremor foi sentido em edifícios na capital, Taipé, e teve uma profundidade de 73 km (45 milhas), acrescentou a administração.
Taiwan está localizado perto da junção de duas placas tectónicas e é propenso a sismos.
A avaliação dos danos estava em curso, informou a Agência Nacional de Bombeiros.
O sismo, medido em 6,6 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e 7,0 localmente, atingiu uma área a 31 quilómetros a leste-sudeste de Yilan às 23h05 locais, com tremores suficientemente intensos para serem classificados como nível 4 na escala de Taiwan na capital.
Will Ripley, da CNN, registou os tremores de quase um minuto em Taipé, descrevendo-os como intensos e um dos mais fortes desde 1999.
O governo da cidade de Taipei afirmou que não houve relatos de grandes danos imediatamente após o incidente.
Mais de 3.000 casas em Yilan ficaram brevemente sem energia, informou a Taiwan Power Company.
Mais de 3.000 casas em Yilan ficaram brevemente sem energia, informou a Taiwan Power Company.
Até à data, não há registo de danos ou feridos, graças ao epicentro em alto mar, à profundidade do sismo e aos rigorosos códigos de construção de Taiwan. As autoridades monitorizam possíveis réplicas, mas não há risco de tsunami.
Este é o segundo sismo em poucos dias. Dia 21 de dezembro, um abalo de magnitude 6,0 atingiu Taiwan, ferindo 27 pessoas e provocando o
desabamento dos tetos das casas, segundo as autoridades locais.
Mais de 100 pessoas morreram num terramoto no sul de Taiwan em 2016, enquanto um terramoto de magnitude 7,3 matou mais de 2.000 pessoas em 1999.